Empreender não é uma tarefa fácil, exige muitas habilidades. A consultora de Núcleos da CDL e Associação Empresarial de Maravilha, Luciane Sausen, diz que “toda empresa é resultado do trabalho de seu empreendedor”, por isso preparamos algumas dicas para auxiliar no desenvolvimento da sua empresa.
1- A empresa é como uma semente na qual você planta sem saber o que vai colher, mas o desejo é de que a colheita seja abundante.
A semente é nosso planejamento empresarial, e a colheita é os objetivos sendo alcançados. No plantio de uma semente de tomate, você prepara a terra, escolhe o local adequado, usa nutrientes específicos e depois faz o plantio.
2- Na empresa você precisa ter claro o que vai produzir, vender, oferecer como serviço, definir as estratégias e sua forma de crescimento.
Ao nascer, logo nos primeiros brotos, você a cuidar com zelo, rega, retira as ervas daninhas ao redor, repõe os nutrientes, fixa estacas para dar suporte e proteção.
3- Na empresa é preciso é fundamental que o empreendedor esteja atento ao que o mercado sinaliza, está de acordo com o que o mercado quer absorver?
Esta semente, se transformou em uma planta e se desenvolve conforme o tratamento/cuidado recebido.
4- A empresa é reconhecida por seu produto ou serviço disponível.
Esta planta tem sua fase de maturação, ela gera as flores que se transformam nos frutos, tudo a partir da força que a mesma recebeu, estando no local ideal, recebendo os cuidados necessários, sendo irrigada, sendo nutrida.
5- A empresa ganha espaço, conquista clientes, ganha mercado e visibilidade.
Como resultado temos os frutos a colher, ou seja, nossos objetivos como empreendedor que se propôs a planejar, organizar, estruturar, zelar, estar atendo ao ambiente.
6- A empresa se fixa no mercado de atuação, forte, prospecta, atuante, em constante retroalimentação.
Colhe resultados quem dá o seu melhor, por isso:
Saiba o que quer;
Tenha claro seu foco de atuação;
Conheça o mercado;
Visualize o futuro;
Tenha prospecção e flexibilidade;
Organize o seu tempo;
Zele pelos resultados adquiridos.
Comments